Bom, vamos `as novidades! Ontem tentei postar aqui no blog, mas não consegui! Ontem eu e Eva (uma das alemãs que moram comigo), juntamente com Martina, a mentora de Teresa (a outra alemã que mora comigo) fomos à Kunstad, vila próxima a Brno. Tinha uma feira lá, com várias peças de artesanato local, tudo muito bonito e interessante!
Tivemos que pegar o trem sozinhas, o que foi um grande desafio, pois só sabíamos o nome da rua onde deveríamos encontrar Martina. Com sorte achamos um mapa aqui em casa que tinha a linha do trem e dos onibus, mas quem nos salvou foi um rapaz que estava no trem e nos informou que teriamos que trocar de trem em determinada estacao e pegar outro. Mas deu tudo certinho!! A vila é muito pequenininha e muito bonita! Enquanto eu caminhava olhando o artesanato local me lembrei das feiras no Brasil. É tudo muito parecido. Achei interessante a maneira como estamos tão distantes e fazemos coisas tão iguais!
Foi bom sair de casa também porque pude ver um pouco de Brno. Que cidade mais linda! Toda com cara de Europa mesmo!
Passei um pouco de frio ontem, porque não tinha noção de que iria esfriar tanto e também porque dentro de casa nós temos aquecedor, então eu nunca sei como está o tempo lá fora. Mas já aprendi que levar uma blusa de frio quentinha nunca é demais!
Hoje fui com Eva ao supermercado comprar algumas coisas que estavam faltando aqui em casa. O ap é super arrumadinho, mas ainda temos coisas para organizar e para comprar.
As meninas que moravam aqui até deixaram muitas coisas, inclusive comida. Hoje mais cedo encontrei um livro de tcheco, escrito em inglês, que ensina tcheco passo a passo. Fiquei muito feliz, pois realmente preciso aprender essa língua. Me sinto tão mal por não saber nada!
Agora a pouco uma senhora bateu na nossa porta e começou a falar em tcheco e a apontar para mim. Quase saí correndo e escondi dentro do guarda-roupa! Eu nao tenho ideia do que ela queria, mas depois de meia hora que eu e a Eva estavamos tentando dizer "Nemluvim Cesky" (eu não falo tcheco) e "Nerozumin" (eu não entendo) ela acabou entendendo e deu alguns passos para trás para poder ir embora. Ainda bem! Vou desligar o pc agora pq já estou ficando sem bateria (não sei se mencionei, mas a bateria do meu pc não funciona na tomada daqui. Nem os adaptadores do Brasil funcionam, então terei que comprar um adaptador daqui. Até lá, terei que ir pegando a bateria da Teresa emprestada. Super beijo para todo mundo! Saudade já tá batendo forte, pessoal! Amo mto todos vcs! beijinhos!
Nossa, Tali!!
ResponderExcluirQue inveja (boa)!! hehehe
Que bom que está tudo bem e que estão se divertindo por aí...
bjos...
Fica com Deus...
(Raphael)