terça-feira, 21 de setembro de 2010


Nossa, tenho tantas coisas para contar que nem sei por onde começo! E tenho certeza de que vou esquecer de contar várias!!
Bom, ontem foi a primeira vez que peguei o ônibus e o trem sozinha. Tinha um encontro com a minha mentora para saber um pouco mais sobre o trabalho. Katka, minha coordenadora, só me disse o nome das estações que eu deveria parar e eu tive que me virar. Mas não foi muito difícil. Escrevi o nome das estações num papel e saí com ele nas mãos, assim, se a pessoa para quem eu perguntasse onde deveria pegar o ônibus não falasse inglês, era só eu mostrar o nome da estação. Não foi difícil chegar ao meu destino final, mas fiquei vários minutos na estação onde eu deveria encontrar minha mentora esperando por ela - e sem saber como ela era. Mas foi só ela me ligar e acabamos nos encontrando fácilmente. Ela me mostrou novamente meu local de trabalho, me explicou um pouco sobre o que eu deveria fazer e depois fomos almoçar na casa da Katka. O almoço foi um desafio para mim: sopa de abóbora e um prato feito com muita cebola e muito pimentão: tudo o que eu não gosto! Mas não dá para fazer desfeita quando se é convidado para almoçar, não é? Mas eu consegui comer e até que a sopa de abóbora não é tão ruim, é só um pouco doce. Depois vim para casa e fiquei atoa na net o dia inteiro.
Hoje o dia foi mais legal: foi meu primeiro dia de trabalho mesmo! Chegando à Sheltered Housing não encontrei ninguém que falasse inglês, mas consegui conversar com as pessoas através de gestos. Depois de um tempo no apartamento de alguns clientes, vi um pc ligado e pedi para usar, assim liguei o google tradutor e comecei a me comunicar com as assistentes assim. Inicialmente elas me pediram para ir jogar quebra-cabeça com um dos clientes. Foi bem legal, mas me senti muito burra e fiquei refletindo sobre quem de nós dois, na verdade, tinha algum atraso mental, já que eu não conseguia montar o quebra-cabeças de jeito nenhum e o rapaz fazia isso com uma facilidade danada!
Depois fui convidada a sair para passear por Brno com dois dos outros clientes, que eram capazes de andar sozinhos pela cidade. Foi muito bom! Pude ver o quanto essa cidade é bonita e legal! Eles me levaram a lugares muito bonitos, inclusive um lugar de onde dava para ver grande parte da cidade. Queria muito ter tirado foto, mas eles andavam muito rápido e eu não sabia pedir isso em tcheco. Vou tentar voltar ao lugar depois e tirar algumas fotos! Hoje também ganhei um presente de um dos "clientes", um carrinho de madeira, feito por ele mesmo. Mas uma das assistentes não viu que ele tinha me dado e levou de volta para o quarto dele e fiquei sem graça de ir pegar de volta!
Amanhã vou jogar futebol. A minha coordenadora é tão legal que conseguiu me matricular nos treinos e vai pagar os custos com o dinheiro que ela ganha do projeto. Fiquei tão feliz!! Acho que não vou dar conta, mas vai ser bom poder correr e me movimentar todas as quartas-feiras! Bom, já escrevi demais. Tem que colocar um freio em mim senão eu não paro! Amanha escrevo como foi o treino e se eu dei conta ou não! E aproveito para escrever algumas das muitas outras coisas que eu também queria ter contado hoje, se este post já não estivesse tão grande! Beijo no coração de cada um de vcs! Saudade gigante! 

3 comentários:

  1. Que delícia Tali!!
    então você já está na ativa? rsrs.. e vai ficar em forma eim?? correndo e comendo comidinhas naturebas! hahahha
    Vou cobrar as fotos do lugar.. rsrs. Achei linda essa foto acima! Saudades enormes já de você! Mil beijinhoooooo

    ResponderExcluir
  2. meus posts não entram que nervoso..............
    Tali, prima! sucesso é seu sobrenome. esta ai ha tao poucos dias e quanta coisa ja incorporou....
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Estou imaginando a Tali comendo a sopa, com cebola e pimentão e tendo que fazer cara boa... rsrsrs...
    Que bacana o seu trabalho, Tali!!
    Dá show no futebol aí e conta pra gente, então... =D
    bjos...
    (Raphael)

    ResponderExcluir