Diferentemente do que prometi no último blog, não usarei este post para falar da língua aqui e das outras coisas engraçadas que se ouve por cá. Acho que terei outra ocasião de fazer isso e, como escrever sobre isso exige inspiração, resolvi deixar para depois. Resolvi escrever hoje só para não deixar o blog abandonado (senti que o abandonei!!).
O que eu tenho feito aqui é estudar, trabalhar e viajar muito. As aulas na faculdade começaram com tudo. Sem dúvidas, a faculdade aqui é muito mais difícil que no Brasil. Fiquei admirada ao perceber que alunos do segundo período de Inglês já falam inglês perfeitamente e acompanham facilmente as aulas de Literatura, lendo textos que até eu achei um pouco puxados (e olha que já estou no 8o período). Mas mesmo com a dificuldade e a loucura que é a faculdade aqui (tenho que ler, em média, 100 páginas em inglês por semana, além de fazer diversos deveres de casa), estou dando conta de tudo. Já tinha percebido que funciono melhor é quando faço muitas coisas, porque isso me coloca para frente e me obriga a fugir da preguiça.
O trabalho continua na mesma...eu gosto muito, muito mesmo, mas tem dia que estressa também. É um trabalho maravilhoso, mas no final do dia geralmente estou esgotada física e mentalmente. Mas vale muito a pena!
E as viagens...depois de fugir dos nazistas na Alemanha, resolvi dar uma conferida na obra deles em Auschwits, o maior campo de concentração de todos, que fica na Polônia. O que vi lá, juntamente com o Nil e os outros voluntários brasileiros que estão aqui, não foi nada bonito. Eu achava que o que os nazistas tinham feito era algo extremamente horrível, mas ao chegar em Auschwits e após fazer uma visita guiada, não tenho palavras para descrever o que foi feito. 11 milhões de judeus é muita coisa! E o pior, para mim, não é o fato de eles terem matado tantas pessoas, e sim o de o terem feito com tamanha crueldade, sem considerar crianças ou idosos, ou quem quer que fosse. Quando passamos por uma sala que tinha, basicamente, coisas e informações sobre crianças, quase desabei ao ver os quadros nas paredes com seus rostos, data de nascimento e o fim que levaram e perceber que, dos que estavam lá, apenas uma tinha sobrevivido. Todos os outros tinham sido mortos poucos dias depois que chegaram ou tinham destino desconhecido.
Ir para lá me fez refletir muito sobre a vida e nossa mesquinhez...me fez perceber quão tolas e pequenas são minhas preocupações e dores e, mais do que tudo, me fez querer lutar ainda mais por um mundo melhor e pelo meu próprio crescimento interior.
Depois da visita a Auschwits fomos a Cracóvia, outra cidade que também sofreu muito com a Segunda Guerra Mundial e com os nazistas. A cidade é linda, além de ter ótimos preços e um povo adorável. Mas o melhor de Cracóvia foi visitar um museu arqueológico, sobre o qual não tenho palavras suficientes para descrever, de tão excelente! E não tivemos que pagar nada para entrar!
Gostei muito da Polônia (algo lá me fez sentir "em casa"), mas preciso confessar que me entristeci muito pelo modo como o país se apresenta. Durante todo o percurso de trem, pude ver muitas e muitas casas destruídas, lixo pelo caminho e com isso um sentimento de abandono tomou conta de mim. Apesar de adorável, a Polônia é um país que ainda não se recuperou da Guerra (também pudera, foi um dos países, senão O país, que sofreu mais por causa do nazismo) e os vestígios desta tragédia podem ser vistos em todo canto.
Mas o que me assusta nisto tudo, sinceramente, é pensar que a Guerra aconteceu há pouco tempo atrás. Mesmo diante de tanto impacto, sinto que a humanidade ainda não aprendeu e me assusto e me entrisceço profundamente ao ver vários países continuarem a fazer guerras e a causar extermínio indiscrimidado por causa de status e poder. Pelo amor de Deus, chega de tanta guerra, de tanto egoísmo, tanta vaidade! Parem de destruir o meu amado mundo, parem de usurpar a humanidade e o pouco que nos resta ...Parem de inverter os valores, de nos neocolonizarem...Já chega!!
Segue abaixo algumas fotos da visita a Auschwits e Cracóvia.
sapatos de crianças...
Cracóvia - eu e meu amor!!
um pouco mais da bela cidade de Cracóvia!
Bom pessoal, vou ficando por aqui porque o post já está grande demais. Devo postar agora só no final do mês de abril, já que a mamãe e tia Sílvia estão vindo no próximo dia 4 e vamos viajar por Portugal, Espanha, Itália, República Tcheca e França! Estou muito ansiosa e espero poder postar a vocês boas fotos e histórias!
Queria que vocês, queridos amigos, pudessem vir aqui também... Mas os meses estão passando muito rápido e logo estarei de volta (claro que, se voces quiserem vir, já têm um lugar para ficar e ficarei muito feliz por revê-los!!)
Beijos no coração de vocês e um abraço apertado cheio de saudade!
Tali ;-)


Prima,
ResponderExcluiraguardarei novo post e novas fotos, claro!
Leve mesmo a tia para um tour gigante ela merece... (depois te passo as dicas de uns restaurantes ótimos em portugal e espanha).
Apesar de triste, o passeio ao reduto nazista é "obrigatório" para quem se importa com a Humanidade, um irei também.
Fico feliz por vc estar bem e por estar conseguindo tantas coisas boas.
ès um ser de luz, sem dúvida.
beijos e fique bem,
paty
Oii..
ResponderExcluirFui em um campo de concentraçao hoje e realmente e inexplicavel o sentimento que isso traz..uma tristeza profunda....quanta crueldade para um povo..
estou a sua espera
Talitinha, gostei de saber de suas andanças e
ResponderExcluirimpressões. Bem que eu gostaria de ter ido junto com mamãe e titia... buá !!! Cuide bem delas, não as deixe beber nada alcóolico !!! Saudades. Beijos e até breve.